/ Saiba mais
 
Saiba mais - Modalidada Tarifária
Prezado Consumidor,
Conheça abaixo quais são as Modalidades Tarifárias que você pode contratar:

Tarifa Verde:

Essa modalidade possui uma única tarifa para demanda e duas tarifas para o consumo, uma para o horário de ponta e outra para o horário fora de ponta (ver definições a seguir); as tarifas de consumo são diferentes para o período do ano mais seco (os 7 meses de maio a novembro) e para o período mais úmido (5 meses, de dezembro de um ano a abril do ano seguinte). É disponível para unidade consumidora com qualquer demanda contratada desde que seja atendida com tensão inferior a 69 kV.

Tarifa Azul:

Essa modalidade possui duas tarifas para a demanda, uma para o horário de ponta e outra para o horário fora de ponta e duas tarifas para o consumo, uma para o horário de ponta e outra para o horário fora de ponta; as tarifas de consumo são diferentes para o período mais seco do ano (7 meses, de maio a novembro) e para o período úmido (5 meses, de dezembro de um ano a abril do ano seguinte). Está disponível para qualquer demanda e tensão contratada.

Optante Grupo B:

Caso o cliente queira ser Optante Grupo B ele deverá verificar se a instalação se enquadra em pelo menos um dos critérios abaixo, conforme determina a REN 414 – Artigo 100:
I – A soma das potências nominais dos transformadores for igual ou inferior a 112,5 kVA; (Redação dada pela REN ANEEL 768, de 23.05.2017)
II – A soma das potências nominais dos transformadores for igual ou inferior a 1.125 kVA, se classificada na subclasse cooperativa de eletrificação rural; (Redação dada pela REN ANEEL 768, de 23.05.2017)
III – A unidade consumidora se localizar em área de veraneio ou turismo cuja atividade seja a exploração de serviços de hotelaria ou pousada, independentemente da potência nominal total dos transformadores; ou
IV – Quando, em instalações permanentes para a prática de atividades esportivas ou parques de exposições agropecuárias, a carga instalada dos refletores utilizados na iluminação dos locais for igual ou superior a 2/3 (dois terços) da carga instalada total.

Tarifa Branca:

É um novo modelo de cobrança do consumo de energia para residências, comércios e indústrias, no qual o valor das tarifas varia conforme o horário e o dia da semana.
Ela é oferecida para as unidades consumidoras que são atendidas em baixa tensão (127, 220, 380 ou 440 Volts), denominadas de grupo B e as do grupo A faturadas no grupo B.
O objetivo da Tarifa Branca é deslocar o consumo de energia do horário de pico para fora da ponta, reduzindo a necessidade uso das termelétricas (mais caras e poluentes) e melhorando o fator de utilização das redes elétricas ao longo do dia.
A migração para Tarifa Branca será gradual. Confira o cronograma de adesão:
2018 - Apenas os novos consumidores ou clientes com consumo médio superior a 500 kWh/mês nos últimos 12 meses, com exceção dos clientes baixa renda e iluminação pública.
2019 - Clientes com consumo médio superior a 250 kWh/mês nos últimos 12 meses, com exceção dos clientes baixa renda, iluminação pública e faturada na modalidade de pré-pagamento.
2020 - Todos os consumidores do Grupo B poderão aderir ao novo modelo tarifário, com exceção dos clientes baixa renda e iluminação púbica.

Imagem Logo Institucional ANEEL
Unidades de Negócio CCEE Siga-nos nas mídias sociais:
Projetos Particulares      
© CPFL Energia 2019. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Authi Soluções em TI